sexta-feira, 7 de março de 2008

encontro com milton santos

extraí alguns fragmentos do filme "Encontro com Milton Santos" de Silvio Tendler. vale a pena pensar sobre isso, aliás, vale a pena pensar. e vale também ver o filme, ainda que seja de silvio tendler.

"toda doutrina que não se busca renovar, ela corre o risco de se tornar uma religião, um dogma, em conseguinte, emburrecer em vez de esclarecer"

"a questão da fome não é a questão da produção de alimentos é questão de distribuição"

"a lógica financeira nada tem a ver com a lógica da solidariedade"

"temos que recomeçar o debate da civilização. a gente passou a debater o crescimento econômico: se vamos aumentar os juros, se vamos diminuir, se vamos facilitar um pouco a inflação ou não, mas a civilização, ela própria, quase que não é objeto de discussão. isso abre espaço para qualquer forma de barbárie, como esta pela qual a gente deixa morrer crianças, velhos e adultos tranquilamente"

"o homem deixou de ser o centro do mundo, o centro do mundo hoje é o dinheiro, mas o dinheiro em estado puro. o dinheiro em estado puro só é o centro do mundo por causa dessa geo-política que se instalou, proposta pelos economistas e impostas pela mídia"

"a gente esvaziou a palavra democracia de conteúdo, a gente continua falando de uma democracia sem saber muito bem do que está falando. nós utilizamos uma série de conceitos que vem de um outro tempo e que se torna vazia porque o tempo mudou. o que é conveninente. e o que ficou foi o eleitoral, o resto: a representatividade, a responsabilidade.. tudo isso perdeu força, a coerência com idéias, a transparência"

Nenhum comentário: