sexta-feira, 20 de junho de 2008

110 Anos de Cinema Brasileiro!!!

Rio 40 Graus - Nelson Pereira dos Santos

O cinema brasileiro nasceu no dia 19 de junho

Quando o cinema fez 100 anos, o cineasta Jean-Luc Godard (Nossa Música) foi um dos que se levantaram contra o motivo da comemoração. Tudo porque, segundo ele, estabelecia-se como data do nascimento do cinema a ocasião em que houve a primeira exibição pública da história, com A Chegada do Trem na Estação, dos irmãos Lumière, e não a primeira vez que um filme rodou numa câmera, como ele queria.

No Brasil, há uma confusão de datas. A primeira vez que uma câmera entrou em funcionamento registrando imagens 100% brasileira, foi em 19 de junho de 1898, quando Alfonso Segreto chegou da Europa e filmou cenas da Baía de Guanabara. Essa é a data comumente associada ao nascimento do cinema brasileiro. Seu irmão Pascoal havia inaugurado uma sala de exibições no ano anterior, e foi nessa sala que o filme foi exibido pela primeira vez.

No entanto, o Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 5 de novembro. Seria uma homenagem a dois eventos importantes acontecidos na data: o nascimento de Paulo César Saraceni (O Viajante) e o falecimento de Humberto Mauro (Ganga Bruta)? Ou simplesmente uma escolha comercial?

fonte: http://cineclick.uol.com.br/noticias/index.php?id_noticia=19826

Terra em Transe - Glauber Rocha

Macunaíma - Joaquim Pedro de Andrade

Pixote, A Lei do Mais Fraco - Hector Babenco

Nenhum comentário: